Notícias

Abertas inscrições para eleição de futuros integrantes do CEI-SC

 

Organizações da sociedade civil que desejarem fazer parte do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI-SC) podem se inscrever, até o dia 15/11/2022, para se candidatar a assentos na entidade, conforme edital:

ACESSE EDITAL COMPLETO CLICANDO AQUI

 

“Quanto mais ampla a participação, tanto do ponto de vista geográfico como das características específicas das entidades/organizações que vierem a ocupar as 13 cadeiras do CEI-SC, mais representativa será a participação da sociedade civil no seu papel de controle social e de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa”,

diz a advogada Maria Joana Barni Zucco, que representa a Associação Nacional de Gerontologia – Seccional Santa Catarina (ANG-SC) no CEI-SC. A advogada envolveu-se arduamente na elaboração do edital de chamamento da sociedade civil para a realização do Primeiro Fórum Eletivo das entidades/organizações que integrarão o CEI-SC, biênio 2023-2024. O fórum ocorrerá na Plenária Ordinária do CEI-SC no dia 29/11/2022, por meio de webconferência.

As 13 entidades/organizações mais votadas no fórum serão as titulares no CEI-SC, conforme distribuição a seguir:
a) 10 representantes de entidades de promoção e/ou defesa dos direitos da pessoa idosa;
b) 2 representantes de entidades/organizações de trabalhadores dos setores vinculados à política e/ou ao cuidado da pessoa idosa; e
c) 1 representante de instituições de ensino superior ou de associações de instituições de ensino superior que desenvolvam ações socioeducativas e/ou de ensino, pesquisa e extensão na área de gerontologia.

Cada entidade/organização da sociedade civil e cada Conselho Municipal da Pessoa Idosa habilitados para o Primeiro Fórum Eletivo, poderá votar nos segmentos, conforme Edital.

Contexto
Até agora, a sociedade civil estava representada no CEI-SC por uma lista fixa de entidades/organizações, prevista em lei, de acordo com a realidade da década de 1990, quando o Conselho Estadual do Idoso foi criado. Algumas delas nem existem mais.

Torna-se imperioso que o sistema seja mais democrático e que seja defendida a ampla participação social, possibilitando que entidades de todo o Estado de Santa Catarina, a cada dois anos, disputem uma das 13 cadeiras do CEI-SC, destinadas a representantes da sociedade civil”,

destaca Maria Joana, Vice-Diretora de Assuntos Técnico-Científicos da ANG, associação que participou da constituição do Conselho desde sua criação.

A nova Lei de Regência do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI-SC) – Lei n. 18.398, de 21 de junho de 2022 – concretizou um antigo anseio do CEI-SC e foi amplamente discutida há mais de 10 anos, com o intuito de adequar o Conselho ao atual modelo organizacional do Estado e às exigências contemporâneas do papel de controle social, em especial ampliando e possibilitando a alternância da participação da sociedade civil organizada.

O Edital foi publicado no DOU e no site da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) (https://www.sds.sc.gov.br/index.php/conselhos/cei/editais) no dia 17/10/22, com prazo de inscrição das entidades concorrentes até 15/11/22.

Fonte: ANG-SC/Heloisa Dallanhol

 

 

Notícias

Nota de Falecimento – Associada Ceneide Grando

A ANG SC comunica com muito pesar aos seus associados, o falecimento de Ceneide Grando no dia 02 de Outubro de 2022 em Joaçaba-SC.

Gostaríamos de prestar homenagem por ser uma das mais antigas associadas que sempre acreditou no trabalho realizado pela entidade.

Ceneide nasceu em 15 de abril de 1941, era natural de Joaçaba, estudou Serviço Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e trabalhou como Assistente Social nas Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC).

Foi uma Assistente Social muito competente e dedicada à CELESC. E depois que desligou-se, continuou voluntariamente, coordenando um trabalho com os aposentados da Empresa.

Marília Celina Felício Fragoso, fundadora da ANG SC e colega de Ceneide na CELESC expressou algumas palavras em sua homenagem:

“Para nós foi uma triste notícia! Ceneide sempre foi uma amiga muito querida de todos! De confiança, sempre presente e competente nos trabalhos que realizava! Sentiremos muito a falta dela! Muito mesmo! Que Deus a receba com todo carinho que ela merece!”

Recebam todos: familiares, amigos e associados o abraço solidário desta Diretoria.