Notícias

XI Encontro Catarinense de Gerontologia

Nos dias 09, 11, 17 e 18 de Novembro de 2021, realizamos a XI edição do Encontro Catarinense de Gerontologia. O evento esse ano por conta da pandemia foi realizado de forma totalmente online e gostaríamos de agradecer a todos que participaram desses quatro dias de muita informação e aprendizados.

Dia 09/11/2021 – Primeiro Dia

Na mesa de abertura tivemos a presença da Presidente da ANG SC, a senhora Simone Machado, a Presidente da ANG Brasil, a senhora Marília Celina Felício Fragoso, o Presidente da Federação dos Aposentados do Estado de SC, o senhor Iburici Fernandes, a Gerente de Saúde e Assistência, Jéssica da Luz Pereira neste ato representando o SESC SC, a Assistente Social, membro da Diretoria da ANG SC, neste ato representando a Federação Catarinense dos Municípios – FECAM, a senhora Janice Merigo e também contamos com a presença online da Presidente da Federação das APAES de SC, a senhora Alice Kuerten e da Presidente do Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina a senhora Ariane Angioletti.

Tivemos também o Workshop “Estimulação cognitiva e a inclusão digital de idosos: Possibilidades de conexões no cenário da pandemia” ministrado pela Psicopedagoga Thatianne Ferro Teixeira e pela Psicóloga Karina Catafesta.

Ainda nessa primeira noite, tivemos Sessão Científica com a apresentação de 03 trabalhos acadêmicos, sendo os temas: Trabalho 1 – Oficinas Remotas do Projeto: “Experimente Mova o Corpo e a Mente” Durante a Pandemia: Um relato de Experiência, apresentado pela estudante Verônica Akemi Ogata Kawakatsu.

Trabalho 2 – Grupo Terceira Idade Conectado: Prevenção e Promoção de Saúde no Envelhecimento, apresentado pela estudante Maysa Andrade dos Santos.

Trabalho 3 – Experiências de Alunos da Área da Saúde na Participação de Oficinas Remotas Sobre Estímulo à Mobilidade em Instituições de Longa Permanência Para Idosos, apresentado pela estudante Ana Beatriz Simões Pereira.

Dia 11/11/2021 – Segundo Dia

Contamos com a mediação do Professor André Luiz Cecchin direto de Chapecó.

Tivemos nosso segundo Workshop com o tema “Cuidadores de Idosos: Do familiar ao profissional, direitos do cuidador empregado e os procedimentos de biossegurança na pandemia” ministrado pela Advogada Maria Joana Barni Zucco e pela Enfermeira e Professora Flávia Fernandes.

Na Sessão Científica tivemos a presença da Professora de Educação Física Inês Amanda Streit diretamente de Manaus como Moderadora Científica na apresentação dos 03 trabalhos acadêmicos, sendo os temas: Trabalho 1 – O Protagonismo do Jovem Estudante de Ensino Médio no Cuidado à Pessoa Idosa apresentado por Aline Miranda da Fonseca.

Trabalho 2 – Características Sociodemográficas, Condições de Saúde e Físicas de Centenários Residentes no Estado de Santa Catarina apresentado por Pedro Silvelo Franco.

Trabalho 3 – Relação Entre Desconforto dos Sintomas de Prolapso de Órgãos Pélvicos e Características Obstétricas em Idosos no Sul do Brasil apresentado por Gabriele Vieceli Salvetti.

Dia 17/11/2021 – Terceiro Dia

Contamos com a mediação da Arquiteta Luana Matos.

Tivemos nosso terceiro Workshop com o tema “Acessibilidade no domicílio e envelhecimento: A casa que nos acolhe na pandemia” ministrado pela Arquiteta Francisca Cury diretamente de Curitiba e pela Arquiteta Maria de Lourdes Koehler.

Na Sessão Científica tivemos a presença da Professora da Núbia Carelli como Moderadora Científica na apresentação dos 03 trabalhos acadêmicos, sendo os temas: Trabalho 1 – A Incidência de Quedas de Idosos Aumentou Após a Interrupção de um Programa de Exercício Físico Supervisionado, Devido a Pandemia de COVID-19?, apresentado por Gabriela Cassemiliano. 

Trabalho 2 – Motivos e Barreiras Para a Prática de Atividade Física por Idosos Durante a Pandemia da COVID-19, apresentado por Franciele da Silva Pereira. 

Trabalho 3 – Prevalência de Síndrome da Fragilidade em Idosos Hospitalizados, apresentado por Leucinéia Schmidt. 

Dia 18/11/2021 – Quarto Dia

Ontem tivemos a abertura com o vice-presidente da ANG SC Paulo Medeiros, a mediação da Salete Pompermaier. O Workshop de ontem com o tema “Envelhecimento e deficiência: Desafios do cuidado na pandemia.” que foi ministrado pela Coordenadora Estadual de Envelhecimento da FEAPAES, a pedagoga Neusa Maria Delazari Baldo e Socióloga Mônica Joesting Siedler.

Na condução dos trabalhos acadêmicos, contamos com a Malvina Juliane Ribeiro na Sessão Cientifica mediando a apresentação dos seguintes trabalhos:
Trabalho 1 – Tema: Os Desafios dos Serviços de Saúde Auditiva no Contexto da Pandemia da Covid-19 apresentado por Vitor Martins Guesser.

Trabalho 2 – Tema: Intervenções Psicossociais em uma Universidade Aberta à Pessoa Idosa, em Contexto da Pandemia de Covid-19: Relato de uma Experiência, apresentado por Ana Clara Lopes Oliveira.

Trabalho 3 – Tema: Comportamento Sedentário e Excesso de Peso em Idosos Brasileiros: Análise Comparativa dos Dados da Pesquisa Nacional de Saúde 2013 e 2019, apresentado por Letícia Martins Cândido.

O encerramento do evento foi realizado pela Presidente da ANG SC Simone Machado agradecendo a presença de todos e convidando para participarem do Encontro em 2022.

 


 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *