Notícias

NOTA DE PESAR E HOMENAGEM À ASSOCIADA TATI TEIXEIRA

A terça-feira, 21 de março de 2023 foi um dia muito triste para a Associação Nacional de Gerontologia, seccional de Santa Catarina (ANG SC), pois amanhecemos com a notícia do falecimento de uma querida associada, a ex-vereadora e ex-deputada Thatianne Ferro Teixeira.

Tati Teixeira, como preferia ser chamada, era natural de Criciúma, município que amava e que atuou como vereadora por dois mandatos (2009 e 2012 / 2013 e 2016). No ano de 2014 alcançou a presidência da Câmara de Vereadores e implantou a Escola do Legislativo Municipal. No mesmo ano, assumiu interinamente a prefeitura local.

 

Reprodução Instagram

 

Em criciúma empreendeu a melhor experiência de diálogo com a comunidade através do Gabinete Itinerante, pois gostava de estar perto das pessoas e de poder ouvi-las com atenção.

Ela era uma mulher da política que iniciou sua trajetória desde cedo, ao fundar o Grêmio Estudantil do seu Colégio, e voou longe concorrendo a vagas para a Câmara dos Deputados e a Assembleia Legislativa, onde atuou como deputada estadual suplente por 30 dias, no início do ano de 2021. Apesar do pouco tempo na ALESC encaminhou anteprojeto de lei voltado para as cidades amigáveis às pessoas idosas, demonstrando a sua preocupação com as pautas do envelhecimento.

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina e a Bancada Feminina da ALESC emitiram nota de pesar e no Plenário, os deputados e deputadas a homenagearam com um minuto de silêncio antes da Ordem do Dia.

“hoje perdemos uma liderança importante de Santa Catarina, uma política, mãe e mulher exemplar. Tati Teixeira foi nossa colega na Assembleia Legislativa em 2021. Ela fez história em Criciúma como a primeira mulher reeleita vereadora e a primeira mulher presidente da Câmara. Tati, que lutava contra um câncer de mama, doença que tornou-se o câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, partiu de forma prematura. Deixou mais um alerta sobre a necessidade de prevenção, com políticas públicas eficazes no campo da saúde da mulher. A Bancada Feminina da Assembleia Legislativa se solidariza com os familiares e amigos neste momento de dor. Que o legado da Tati permaneça vivo entre nós!” (Homenagem da Bancada Feminina da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em rede social).

Tati era psicopedagoga de formação, demonstrando paixão pela educação. Ela realizou atendimentos com as pessoas idosas, incluindo estimulação cognitiva em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do município. Essa paixão e todo o seu conhecimento ficou evidente ao ministrar o Workshop: “Estimulação cognitiva e a inclusão digital de idosos: Possibilidades de conexões no cenário da pandemia” no XI Encontro Catarinense de Gerontologia (2021).

Reprodução Instagram

Ela havia chegado há pouco tempo na ANG SC, mas não demorou para encantar com seu jeito doce e ao mesmo tempo firme de falar, sua simpatia, intensidade, eloquência e determinação pelas causas sociais. E queremos prestar aqui a nossa homenagem para deixar registrado a nossa admiração e gratidão por sua linda trajetória de vida:

“Tati não nos deixou,  apenas  partiu pois ficam seus exemplos em todos os caminhos que ela percorreu, foram vários. Conheci Thatianne Ferro Teixeira, a Tati que todos conhecem, pela convivência em ações políticas. De família com tradição  politica , na cidade de Criciúma, desde muito jovem percorreu este caminho fazendo uma linda história. Foi vereadora,  Presidente da Câmara Municipal. Foi vanguarda, primeira mulher a ser reeleita vereadora e assumir   como presidente a Câmara Municipal. Nesta função assume interinamente a Prefeitura  de Criciúma. Foi Prefeita. Sempre presente no debate político,  candidatou-se a Deputada Estadual, ficando na suplência, tendo assumido um período como Deputada Estadual em 2021. Foi nesta época que nos reencontramos , quando tive a surpreendente revelação que a dedicada Psicopedagoga, estava desenvolvendo um trabalho de pesquisa,  na área de Gerontologia.  Em minutos estava falando com o Presidente da ANG SC e passou a fazer parte da associação. Seu olhar apurado de justiça social. Sua consciência política de servir os menos favorecidos, trouxe Thatianne Ferro  Teixeira para a ANG de Santa Catarina. Para mim uma das características de Tati era a intensidade com que se dedicava às suas tarefas.  Tinha pressa muita pressa. Com certeza sua nova jornada terá o mesmo brilho que espalhou por onde passou. Siga em PAZ!”

(Elaine Regina Pompermayer Otto).

 

“Quando eu fui assessora da Comissão dos Direitos dos Idosos na ALESC ela participou de algumas reuniões onde buscávamos estreitar laços com as associações de idosos. Contribuiu com ideias para seminários e políticas públicas. Uma perda irreparável de uma mulher jovem com um muitos planos. Muito triste e nos pegou de surpresa”

(Ingrid Hofstatter).

 

“Thati cresceu no meio dos professores junto com o seu pai, o eterno Professor Nei. Desde sempre contribuiu com o social. Iniciou sua trajetória política em um grêmio estudantil até se tornar uma das melhores vereadoras da história de Criciúma. Mulher inteligente, ativista,  acolhedora e de sorriso fácil, faz dessa partida precoce uma triste notícia para todos nós”

(Elaine Ferreira de Oliveira).

 

“Meu Deus! Inacreditável! Membro da Comissão de Educação e Envelhecimento da ANG SC! Que Deus a receba com muito carinho!”

(Marília Celina Felício Fragoso).

 

“Tati, uma grandiosa mulher que precocemente deixou este mundo um legado exemplar! Que seus familiares e amigos sintam-se confortados e amparados por tamanha dor!”

(Vera Nicia Fortkamp de Araújo).

 

“Muito triste. A morte é inevitável, todos sabemos, mas a morte tão precocemente foi muito triste!!! Tão ativa, tão linda, tão envolvida com o social…Que Deus a receba na sua glória, querida Tati”

(Maria Joana Barbi Zucco).

 

“Tathi mulher sonhadora,  ousada, ativista e de um sorriso lindo, me chamou a atenção o quanto eras segura e convicta na sua fala. Você deixará um legado inestimável e inesquecível. Gratidão por ter deixado a sua história marcada em nossos corações.  Vá em paz e que seus amigos e familiares encontrem conforto nos corações”

(Karina Gorges Catafesta).

 

“Tive a honra, enquanto presidente da ANG SC em 2021, de fazer o primeiro contato com a deputada Thatianne Teixeira em sua passagem pela ALESC. Logo de início me chamou atenção seu entusiasmo pela política e pela vontade de implementar projetos voltados à pessoa idosa. Com o decorrer do tempo, conhecemos a Tati que também psicopedagoga se mostrava apaixonada pela estimulação cognitiva voltada ao envelhecimento. Ao pesquisarmos sua trajetória é nítida a sua vocação pela vida pública, sua proximidade com os cidadãos, sua capacidade de escutar, de percorrer a cidade, de falar e se expressar em tom respeitoso, mas com posicionamentos fortes. Ela viveu intensamente e em tão pouco tempo semeou muito. Em suas mensagens ela sempre se despedia com a figura de um coração roxo (que era sua cor favorita) e escrevia gratidão. Neste momento, a gratidão é nossa por termos lhe conhecido e pelo legado que deixa. Siga em paz! Nossos sentimentos aos amigos e familiares”

(Paulo Medeiros).

 

“Thati Teixeira foi uma pessoa sensível ao ser humano. E esta sensibilidade direcionou sua atuação para as pessoas idosas, para o cuidado no processo de envelhecimento. Foi por meio da defesa dos direitos da pessoa idosa que ela chegou a ANG SC e veio  somar esforços pela causa. Acolhedora e intensa, sabia que o tempo, de fato, era algo precioso”

(Simone Cristina Machado).

 

A Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina manifesta profundo sentimentos desejando conforto ao coração de todos os  amigos e familiares. Apesar de sua partida precoce queremos manter a lembrança do seu sorriso dentro de uma trajetória intensa, de alguém sempre pronta para ouvir e de sua luta e legado pela Educação, Saúde e Direito dos idosos.

 

Reprodução: Instagram

 

 

 

 

 


 

One Reply to “NOTA DE PESAR E HOMENAGEM À ASSOCIADA TATI TEIXEIRA”

  1. Maria Joana ZUCCO 11 meses ago

    Linda homenagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *