Notícias

Formatura revela sucesso do curso promovido pelo CPDI em parceria com Asaprev Fpolis e ANG-SC

Superou as expectativas o curso “Eu sou um 60+ conectado”, para aperfeiçoamento do uso do celular, concluído com a entrega de certificados no dia 06/06/2023, na Asaprev Florianópolis (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social da Grande Florianópolis). “A proposta era de um curso básico, mas o resultado foi mais produtivo do que o esperado”, disse a Professora Mariza Silveira de Souza Evangelista, contratada pelo CPDI (Comitê para Democratização da Informática).

Ao longo de 3 meses, ela conseguiu abordar desde questões de segurança no smartphone até aplicativos do Google e Redes Sociais, finalizando com um glossário de termos de informática que pode ser útil para desenvolvimentos futuros. E os alunos já estão indo além: é o caso de Lauri João Furlan, que extrapolou os conhecimentos voltados ao celular e conseguiu configurar o notebook que não usava, estimulado pela professora, que deu atenção personalizada a cada um dos 12 alunos. “O objetivo do projeto é a inclusão nesse mundo digital, mas também a independência”, acrescenta Mariza. “O aproveitamento dos alunos me deixou muito feliz.”

Outro benefício das aulas foi provar à própria turma e à sociedade que pessoas acima dos 60 anos conseguem aprender mais do que mentes preconceituosas poderiam imaginar. Por isso, o curso ajudou a combater o etarismo e a “inércia” que afeta alguns idosos, segundo Vera Nícia Araújo, aluna do curso e integrante da ANG-SC (Associação Nacional de Gerontologia – Seccional Santa Catarina).

A entidade foi a idealizadora do curso e levou a proposta ao CPDI, cuja experiência de mais de 20 anos foi decisiva para a obtenção de recursos, via edital da Federação Catarinense de Basquete, e a definição do conteúdo das aulas.  “Queríamos ensinar pessoas de mais idade a utilizar todos os recursos que um smartphone pode oferecer para que elas possam usufruir de aplicativos que vão auxiliá-las nas suas atividades diárias”, explica Heitor Blum S.Thiago, Executivo do CPDI.

 

O curso foi sediado na Asaprev Florianópolis, mas acolheu também não associados, caracterizando o curso como uma ação da entidade em prol da comunidade. A Asaprev também ofereceu o lanche da formatura realizada dia 6 de junho, prestigiada pela presidente Marli Rita Roveda e por vários diretores da Associação, incluindo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Zuleika Costa Ribeiro.

Na ocasião, aventou-se a possibilidade de reeditar o curso no futuro, pois interesse não falta: “só na (Sociedade Recreativa, Esportiva e Cultural) Novo Horizonte já temos 10 pessoas esperando e conseguiremos mais interessados”, avisou Eriel Farias.

Foto de Izabel Cristina/Feapesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *