Artigos de Associados

Apresentação da Coluna “Atualização em Gerontologia Aplicada”

Nelson Frederico Seiffert

Atualização em Gerontologia Aplicada é proposta para ser um espaço no site https://angsc.org.br para exposição e debate dos avanços do conhecimento no campo da Gerontologia. Na Gerontologia Aplicada a Intervenção Gerontológica é a aplicação prática dos resultados dos conhecimentos e pesquisas comprovadas pela ciência do envelhecimento. Aponta para as múltiplas possibilidades de uso e desenvolvimento de resultados aplicados a aspectos relevantes da individualidade e da plasticidade dos indivíduos idosos, tanto no âmbito do seu ecossistema ambiental, corporal, psíquico e social.
A proposta de se oferecer orientação gerontológica para formular intervenções na esfera individual, corporal, cognitiva, adaptações para uso do espaço privado e conduta no espaço público, apresenta faces de muitas disciplinas do contexto psicológico, social, espacial, e coloca a Gerontologia Aplicada em um campo de estudos e pesquisas interdisciplinar multiprofissional, que oferece opções úteis e aplicações práticas à vivência do envelhecimento.
A coluna Atualização em Gerontologia Aplicada tem por objetivo, divulgar a evolução do conhecimento gerontológico e contribuir para a elevação da autonomia e do bem-estar de pessoas que avançam no processo de envelhecimento. Os conteúdos apresentados nos textos foram selecionados da literatura atualizada da língua inglesa, alemã, francesa e portuguesa.


Nelson Frederico Seiffert

Doutor em Engenharia de Produção, com a tese de Doutorado sobre Gestão Ambiental. Trabalhou em Pesquisa na EMBRAPA durante 25 anos.

Desenvolve atualmente estudos na área de Gerontologia Ambiental e Aplicada. Conduziu Seminários sobre Gerontologia Ambiental e Aplicada no NETI/UFSC em 2015, 2016 e é Diretor Técnico Científico da ANG/SC – GESTÃO 2017/2019.

E-mail: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *