Notícias

ANG SC lança programa sobre temas ligados ao envelhecimento

A ANG SC (Associação Nacional de Gerontologia, seccional de Santa Catarina) estreou, no dia 28/09, o programa Conexão ANG, em parceria com a Rádio Feapesc (Federação das Associações de Aposentados, Pensionistas e Idosos de Santa Catarina). O primeiro programa foi realizado 4 dias antes das eleições e teve como assunto A Importância do Voto de Quem Passou dos 60, que no estado somam mais de um quinto do total dos eleitores (20,85%).

No programa, a jornalista Heloisa Dallanhol, da Comissão de Comunicação da ANG SC, entrevistou a associada Mônica Joesting Siedler, socióloga, especialista em Gerontologia e mestre em Enfermagem. Ela gosta de assistir a propaganda eleitoral, e combate a descrença com relação à política.

“Algumas pessoas me dizem ´mas a gente não acredita mais em ninguém´ ”, disse Mônica, citando um dos motivos pelos quais as pessoas idosas desistem de votar. “Temos muitas dificuldades, em primeiro lugar acreditar que meu voto faz diferença, acreditar que alguém vai perceber o idoso e lutar pelos seus direitos. Nós não somos velhinhos, somos pessoas com identidade”. (Assista a íntegra em https://www.facebook.com/radiofeapesc/videos/1216000135625313/).

Sobre o mesmo tema, a ANG já havia publicado – e enviado a grupos de idosos dois posts, disponíveis em https://angsc.org.br/blog/ . Ambos foram baseados nos subsídios oferecidos pela advogada Maria Joana Barni Zucco, Vice-diretora para Assuntos Técnico-Científicos da ANG SC e representante da entidade no Conselho Estadual do Idoso.

Além de destacar o peso do voto dos idosos em Santa Catarina e no Brasil (20%), ela ressaltou o quão essencial é escolher os melhores candidatos para o legislativo (senadores, deputados estaduais e federais). Pode parecer óbvio, mas o legislativo acaba ganhando menos atenção, dado ao foco na disputa para presidência do país e governo do estado.

Outros assuntos serão abordados quinzenalmente a partir do dia 26 de outubro, sempre nas quartas-feiras, às 11h. A transmissão ocorre:

1) em formato LIVE (com imagem) pelo Facebook https://www.facebook.com/radiofeapesc  (pode ser assistido depois do evento)

2) pela Rádio Feapesc (só áudio e só ao vivo),  https://www.radiofeapesc.webradios.net/ , clicando no botão PLAY no canto esquerdo superior.

Vale lembrar que o novo programa decorre de negociações iniciadas pela presidente da ANG SC, Simone Cristina Machado. Em agosto, ela se reuniu com o presidente da FEAPESC, Iburici Fernandes, e a jornalista Izabel Cristina – entre outros participantes – para definir formato e temas do Conexão ANG. Entre os assuntos a serem abordados estão as Diretivas Antecipadas de Vontade, o Envelhecimento de Pessoas Deficientes e os Aumentos em Planos de Saúde.

Acompanhe!

2 Replies to “ANG SC lança programa sobre temas ligados ao envelhecimento”

  1. Maria Joana ZUCCO 2 anos ago

    Uma jornalista no grupo está fazendo toda a diferença. Parabéns, Heloísa.!

  2. Heloisa Dallanhol 2 anos ago

    Fica fácil colaborar com a Comunicação quando os temas são interessantes e as fontes são profissionais do Direito, da Sociologia e de outras áreas importantes para o processo de envelhecimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *