A temática da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa que ocorrerá nos próximos dias é: Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação.
Em preparação à Conferência Nacional, municípios e estados discutiram previamente o tema e encaminharam suas deliberações à Conferência Nacional.
A associada da ANG-SC, Maria Joana Barni Zucco, que ministrou palestra na Conferência Estadual de Santa Catarina, tratou dessa questão e publica, agora, o texto que serviu de base para sua fala.
O artigo intitula-se VELHICES, grafado com o morfema do plural em fonte bem maior, exatamente para chamar a atenção da pluralidade desse conceito. Com a intenção de lançar inquietudes e provocar mudanças, a autora aponta a importância que tal pluralidade assume, nos dias atuais, devendo ser observada por todos, em especial pelos agentes públicos, formuladores das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas idosas brasileiras, assim como dos conselheiros municipais e estaduais, no seu papel de controle social.

