Informações sobre o Evento / Reunião

  • Data: 25 a 29.01.2021
  • Cliente: população em geral
  • Categoria:
  • Endereço: https://www.even3.com.br/fsm2021/

Sobre o evento

O Comitê Organizador do VI Fórum Social Mundial da População Idosa, V Fórum Social Mundial das Pessoas com Deficiência (PCDs) e III Fórum Social Mundial das Diversidades, está elaborando uma extensa agenda de 25 a 29 de janeiro de 2021, que, em razão da Pandemia do Coronavírus, será transmitida virtualmente. Intitulada de Fórum Social Mundial – População Idosa, Pessoas com Deficiência e Diversidades, as atividades serão variadas, incluindo oficinas, seminários, palestras e demais atividades pertinentes relacionadas aos temas.

Iniciando no dia 25, a partir das 11h, com uma Cerimônia Oficial, Inter-religiosa e uma palestra de Alexandre Kalache, médico epidemiologista e gerontólogo, um dos grandes nomes mundiais na área do Envelhecimento. Todas estas atividades serão intercaladas por apresentações culturais. Os dias 26, 27 e 28 serão dedicados às atividades de debate, diálogo e aprendizado a respeito dos Fóruns Temáticos. No dia 29, entre a continuidade da programação de atividades, ocorrerá o grande encontro entre os participantes para elaboração da Carta de Encerramento do Fórum.

Durante esta semana se vive um momento ímpar no debate da sociedade sobre o envelhecimento da população e seus desdobramentos, portanto, trata-se de uma pauta importante e urgente a ser trabalhada. O envelhecimento ativo e saudável tem sido tema de destaque em todo o mundo, que se prepara para a terceira Assembleia Mundial da ONU, a ocorrer em 2022. Conforme  a  Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Todavia, para efeito de formulação de políticas públicas, esse limite mínimo pode variar segundo as condições de cada país. Além disso, o Brasil é plural, com uma população de 49,8 milhões de pessoas com deficiência (IBGE, 2010) e com diversidade de gênero, etnias, orientação sexual, etc. que permeiam a sociedade e nem sempre são respeitadas em seus direitos fundamentais. Todas essas pessoas envelhecerão ou já se encontram nessa fase de vida. E como estão vivendo ou estarão no momento da velhice? O debate se torna necessário para mostrar as singularidades, discutir e poder trazer à luz do entendimento, solidariedade e respeito humano para uma verdadeira sociedade para todas as idades.

Esta edição de 2021 se torna especial porque se celebra o 20º Ano da realização do 1º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, quando nos perguntamos se um outro mundo era possível.

Passado 2020, um ano especialmente assustador e desafiador,  principalmente para a população idosa e deficiente, nesta edição é nossa pretensão responder: Qual é o Outro Mundo Possível Pós-Covid 19?

EVENTO GRATUITO

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES NO ENDEREÇO: https://www.even3.com.br/fsm2021/