?> ASSIBGE-SC -

Notícias

45% das pessoas que moram sozinhas em SC são idosas relata matéria do Jornal Diário Catarinense

25/04/2016



O Jornal Diário Catarinense trouxe uma reportagem muito interessante que aborda um assunto atual e relevante para a gerontologia que é o aumento de idosos morando sozinhos. Segundo a notícia, o número de pessoas acima de 60 anos nesta situação no Estado cresceu 84,5% entre 2000 e 2010 e, este último dado, mostra que 12,6% da população idosa em SC mora sozinha. Além disso, o grupo já responde por quase metade (44,9%) das pessoas que moram só em Santa Catarina (dados do IBGE de 2013). Uma das explicações pode estar na satisfação que os idosos possuem de ter privacidade e autonomia para controlar sua rotina. Outros fatores como longevidade, crescimento populacional dessa faixa etária e nova composição das famílias também influenciam diretamente neste fenômeno. 

Inês Amanda Streit, presidente da ANG SC, contribuiu com a reportagem destacando: "idosos que moram sozinhos e têm possibilidades do autocuidado mantêm a autonomia preservada. Esta é a grande vantagem, pois trata-se de um aspecto muito importante para a qualidade de vida de qualquer pessoa, especialmente aqueles com idade avançada, uma vez que a autonomia para tomar decisões em relação à sua rotina eleva a autoestima".

Outro membro da diretoria da associação, Nelson Frederico Seiffert (vice diretor de intercâmbio estadual), participou da reportagem relatando sua rotina que é cheia de atividade culturais, cuidados com a saúde e alimentação e o prazer pela sua nova paixão que é o estudo da gerontologia.

Essa situação traz a necessidade de novas políticas públicas para dar conta dessa demanda e um exemplo positivo desenvolvido na cidade de Santos (SP) é o serviço de teleassistência, no qual o idoso utiliza uma pulseira que pode ser acionada em caso de emergência. Logo, essa proposta e outras ideias devem ser implementadas também aqui no estado de SC e passam a ser uma das lutas da nossa associação.


Confira reportagem na integra no DC: http://dc.clicrbs.com.br/sc/estilo-de-vida/noticia/2016/04/idosos-representam-45-das-pessoas-que-moram-sozinhas-em-sc-5784463.html





Nelson Seiffert, membro da diretoria da ANG SC em entrevista ao DC






Notícias Anteriores

03/10/16 - VIII Encontro Catarinense de Gerontologia alcança seus objetivos com grande público participante

21/09/16 - Palestrantes renomados

12/08/16 - ANG-SC na I Jornada de Capacitação em Relações Intergeracionais

12/07/16 - Eleições ANG Brasil

04/07/16 - Prestigiando evento de entidades parceiras - ANG SC no XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

25/04/16 - 45% das pessoas que moram sozinhas em SC são idosas relata matéria do Jornal Diário Catarinense


Página: 1 2 3