?> ASSIBGE-SC -

Notícias

ANG-SC na I Jornada de Capacitação em Relações Intergeracionais

12/08/2016



Nos dias 26, 27 e 28 de julho, a Associação Reciclázaro, em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Brasil, o Sesc e com apoio da Fundación en Pro del Adulto Mayor en el Mundo – Christel Wasiek, promoveu a primeira “Jornada de Capacitação em Relações e Programas Intergeracionais” no Hotel SESC cacupé, em Florianópolis.

O curso foi ministrado pelas docentes Sylvia Korotky e Lida Blanc, da Equipe de coordenação da Seção de Relações Intergeracionais – RLG, de Montevideo, Uruguai que são especialistas e tem várias obras publicadas sobre o tema.

O evento teve como objetivo promover a capacitação para o trabalho intergeracional estimulando os profissionais que trabalham com pessoas idosas na criação de projetos e programas intergeracionais em seus âmbitos de trabalho. A partir disso, espera-se que os participantes sejam multiplicadores desse tipo de interação em diversos âmbitos e assim favoreçam a melhora nas relações entre jovens, crianças, adultos e pessoas idosas diminuindo os conflitos intergeracionais.

O curso contou com 47 participantes de diversas organizações que atuam com o envelhecimento na região, entre estes a Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG SC) com a representação da vice-presidente Andrea Poscai (organizadora do curso), secretário Paulo Medeiros, tesoureira Marília Fragoso e os associados Nádia Koche, Elaine Oliveira, Sônia Silva, Jorge Fernandes, Edléia Schimidt, Salete Pompermaier. Além desses, estava presente a atual presidente da ANG Brasil Tereza Lins. 

Durante o evento, entre as atividades propostas estava a elaboração de uma ideia de projeto intergeracional a ser desenvolvido pelas entidades ao longo do ano. Sendo assim, a ANG-SC pensou em desenvolver um projeto de educação para o envelhecimento que buscaria diminuir mitos e esteriótipos da velhice trabalhando o envelhecimento como um processo contínuo que perpassa por todas as idades.

A proposta é unir crianças do ensino fundamental, professores e idosos da comunidade em atividades mediadas por jovens universitários e pelos próprios integrantes da ANG SC que fariam a capacitação de todos os participantes do projeto. A Associação está em fase de construção da projeto, buscando parcerias e fazendo o contato com os possíveis locais para apresentação da proposta.

 




Discussão em grupo sobre construção de projeto intergeracional






Notícias Anteriores

03/10/16 - VIII Encontro Catarinense de Gerontologia alcança seus objetivos com grande público participante

21/09/16 - Palestrantes renomados

12/08/16 - ANG-SC na I Jornada de Capacitação em Relações Intergeracionais

12/07/16 - Eleições ANG Brasil

04/07/16 - Prestigiando evento de entidades parceiras - ANG SC no XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

25/04/16 - 45% das pessoas que moram sozinhas em SC são idosas relata matéria do Jornal Diário Catarinense


Página: 1 2 3