?> ASSIBGE-SC -

Notícias

I Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos

14/06/2017



O Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI/SC) é um órgão de deliberação coletiva e permanente, criado pela Lei n° 8.072, de 25 de setembro de 1990 e atualmente regido pela Lei 10.073, de 30 de janeiro de 1996. Esse órgão tem por objetivo fiscalizar e lutar pela construção e fortalecimento das políticas dos direitos da pessoa idosa no Estado de Santa Catarina. O CEI é composto por diversas entidades governamentais e não governamentais envolvidas com as questões do envelhecimento e que se preocupam também em propor ações que possam beneficiar os idosos do estado de Santa Catarina.

Nesse sentido, a queda é um evento que tem grande importância devido às consequências biopsicossociais que acarretam na vida dos idosos. Além de possíveis fraturas e risco de morte, o medo de cair, a restrição de atividades, o declínio na saúde e o aumento do risco de institucionalização geram não apenas prejuízo físico e psicológico, mas também aumento dos custos com os cuidados de saúde, expressos pela utilização de vários serviços especializados, e, principalmente, pelo aumento das hospitalizações (CLOSE, 1999; RIZZO 1998 apud PERRACINI; RAMOS, 2002; ANTES, 2015).

Assim, ações voltadas para diminuir o risco de quedas necessitam de uma abordagem multidimensional, o que só é possível por meio da ação intersetorial e integrada de equipes que grande parte dessas quedas podem ser evitadas por meio de várias ações de monitoramento multiprofissionais. Acredita-se e avaliação das condições de saúde dos idosos, estratégias de educação em saúde e de adaptações ambientais que devem ser constantes e rotineiras.

Portanto, o Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina lança a I Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos com o objetivo de sensibilização da sociedade sobre a temática seguindo uma tendência mundial que já vem acontecendo em alguns estados brasileiros, nos quais se comemora no dia 24 de Junho, o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos. Este dia originalmente instituído pela ONG britânica Help The Aged International, teve a sua primeira edição no Brasil em 2008, por iniciativa da fisioterapeuta Mônica Perracini, da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID. A cada ano, mais países aderem à campanha, cujo objetivo é que a população se conscientize com o problema das quedas durante a velhice (CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO-ZN, 2010).

E para que essa campanha atinja seu objetivo, o CEI gostaria de convidar todas as Universidades, Serviços de Saúde, Instituições de Longa Permanência, Grupos de Idosos CRAS, CREAS, CMDI e ADR’s e qualquer serviço ou entidade envolvido com a população idosa a desenvolver entre os dias 23 a 30 de junho de 2017, em seus locais de atuação, alguma atividade alusiva à prevenção de quedas. Essas atividades podem ser palestras de capacitação e educação em

saúde, oficinas de avaliação do equilíbrio, oficinas de exercícios terapêuticos, oficinas de adaptação ambiental, distribuição de material informativo, fixação de cartazes, entre outras que cada local achar pertinente segundo as suas possibilidades e características.

Com isso, pretende-se realizar um evento de abrangência estadual que venha a discutir, capacitar e implementar ações de prevenção a quedas na população idosa e assim fomentar a criação de redes de colaboração no estado de Santa Catarina. Ainda, sugere-se que, se for possível e de interesse de cada entidade, que as atividades sejam divulgadas na mídia para que essa ideia atinja mais pessoas. Também solicita-se que sejam informadas as atividades ao Conselho Estadual do Idoso – CEI-SC  através do e-mail:conselhoestadualidoso.sc@gmail.com, para que possamos ter um parâmetro do alcance de nossa campanha.

Aproveitamos para desde já agradecer o apoio e ficamos à disposição para mais esclarecimentos com o Coordenador da Comissão de Políticas do CEI/SC, Paulo Adão de Medeiros, pelo telefone: 48-99931-3448 e pelo e-mail: paulofisiosm@yahoo.com.br




Realize alguma ação alusiva à Prevenção de Quedas em Idosos






Notícias Anteriores

08/09/17 - ABERTAS AS INSCRIÇÕES XI Encontro Catarinense de Gerontologia e IV Seminário Sobre Envelhecimento e Institucionalização

23/08/17 - ANG SC comemora 28 anos

22/08/17 - Reunião sobre Reativação da Associação de ILPIs – ASSILPIs

28/07/17 - ANG SC têm nova diretoria gestão 2017-2019

14/06/17 - I Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos

08/06/17 - Presidente da ANG SC defende sua tese de doutorado sobre estudo com idosos centenários

07/06/17 - Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina Realiza Webconferência para Debater Violência Contra o Idoso

02/06/17 - Reunião ANG SC: Organização IX Encontro Catarinense de Gerontologia e IV Seminário Sobre Envelhecimento e Institucionalização

27/05/17 - Projeto mobilidade urbana saudável: desafio nas grandes cidades

21/05/17 - I Seminário Internacional de Promoção da Saúde do Idoso

16/05/17 - OIKEMERA Centro Dia é inaugurado em Florianópolis

15/05/17 - Membros da ANG SC realizam capacitação de Conselheiros Municipais do Idoso em Pomerode-SC

17/04/17 - ANG SC participando do Projeto Idoso em Foco

10/04/17 - Entrevista de Maria Joana Zucco, representante da OAB no Conselho Estadual do Idoso, sobre auditoria TCE SC

06/04/17 - Presidente do CEI e Membro diretoria ANGSC participa do Bom Dia SC (RBS TV)


Página: 1 2 3