?> ASSIBGE-SC -

Notícias

Presidente da ANG SC defende sua tese de doutorado sobre estudo com idosos centenários

08/06/2017



       No dia 26 de maio de 2017 no auditório do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID-UDESC), situado no bairro Coqueiros em Florianópolis, a presidente de Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina Inês Amanda Streit defendeu sua tese de doutorado intitulada: “Indicadores de longevidade de centenários da mesorregião grande Florianópolis, SC – Brasil: características sociodemográficas, condições de saúde, capacidade funcional, arranjo de vida, apoio social e atividade física”. Este estudo teve como objetivo analisar os indicadores de longevidade de centenários da mesorregião Grande Florianópolis-SC.

       Com os principais resultados, conclui que os centenários desta região são homogêneos em relação aos indicadores de longevidade quanto a ser do sexo feminino, ter baixa escolaridade e viuvez (características sociodemográficas); ter estado cognitivo comprometido, ter doenças e consumir medicamentos (condições de saúde); possuir dependência para realização das atividades da vida diária, dependentes para vestir-se e independentes para alimentar-se (capacidade funcional); viver na comunidade, morar com a família e ter cuidador (arranjo de vida); e não praticar atividade física regularmente (atividade física). Ainda, de acordo com o nível de atividade física os centenários são heterogêneos em relação aos indicadores de longevidade - funcionalidade familiar, rede de suporte social e capacidade funcional, fatores estes que podem explicar a longevidade.

      Esta tese faz parte do Projeto “SC 100: Estudo Multidimensional dos Centenários de Santa Catarina”, desenvolvido no Laboratório de Gerontologia (LAGER) do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e coordenado pela Prof.ª Dra. Giovana Zarpellon Mazo, o qual pretende investigar os centenários de todo o estado de Santa Catarina.

     Inês conseguiu aprovação com êxito, tornando-se doutora em Ciências do Movimento Humano. Ainda, foi aprovada em concurso para Professor Efetivo na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e assim estará de mudança deixando a ANG SC. Assim, gostaríamos de agradecê-la por todo o trabalho desenvolvido junto à associação durante as duas últimas gestões em que foi presidente. Nesse período, foram desenvolvidas muitas ações que fizeram a expansão e deram maior visibilidade a ANG SC, além de muitos trabalhos em prol das pessoas idosas do estado. Desejamos muito sucesso nessa nova caminhada e quem sabe o surgimento da ANG Amazonas!

 




Inês Amanda Streit, atual presidente da ANG SC torna-se doutora em Ciências do Movimento Humano






Notícias Anteriores

08/09/17 - ABERTAS AS INSCRIÇÕES XI Encontro Catarinense de Gerontologia e IV Seminário Sobre Envelhecimento e Institucionalização

23/08/17 - ANG SC comemora 28 anos

22/08/17 - Reunião sobre Reativação da Associação de ILPIs – ASSILPIs

28/07/17 - ANG SC têm nova diretoria gestão 2017-2019

14/06/17 - I Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos

08/06/17 - Presidente da ANG SC defende sua tese de doutorado sobre estudo com idosos centenários

07/06/17 - Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina Realiza Webconferência para Debater Violência Contra o Idoso

02/06/17 - Reunião ANG SC: Organização IX Encontro Catarinense de Gerontologia e IV Seminário Sobre Envelhecimento e Institucionalização

27/05/17 - Projeto mobilidade urbana saudável: desafio nas grandes cidades

21/05/17 - I Seminário Internacional de Promoção da Saúde do Idoso

16/05/17 - OIKEMERA Centro Dia é inaugurado em Florianópolis

15/05/17 - Membros da ANG SC realizam capacitação de Conselheiros Municipais do Idoso em Pomerode-SC

17/04/17 - ANG SC participando do Projeto Idoso em Foco

10/04/17 - Entrevista de Maria Joana Zucco, representante da OAB no Conselho Estadual do Idoso, sobre auditoria TCE SC

06/04/17 - Presidente do CEI e Membro diretoria ANGSC participa do Bom Dia SC (RBS TV)


Página: 1 2 3