?> ASSIBGE-SC -

Notícias

Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina Realiza Webconferência para Debater Violência Contra o Idoso

07/06/2017



No dia 01 de junho de 2017 ocorreu a Webconferência Sobre Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa idosa que foi promovida pelo Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI/SC) como parte do mês dedicado a prevenção da violência contra essa população.

Os debatedores estavam presencialmente na sede da Secretaria de Administração com transmissão para várias cidades do estado.  O debate foi mediado pela Presidente do CEI Marília Celina Felício Fragoso e contou com a participação da Delegada Patrícia D’avila, Sandra Coimbra (Diretora de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal da Assistência Social, no ato representando Beatriz Moratelli, da coordenadora do CREAS Ilha), do Coordenador da Política do Idoso no Estado Sr. Honorato Tomelin, da Diretora de Direitos Humanos – SST, Srª Maria Elisa de Caro e da representante da Comissão de Combate a Violência Contra a Pessoa Idosa do CEI-SC Sr.ª Edléia Schmidt. Ainda, foi muito importante para o desenvolver das atividades o apoio operacional da Secretária Executiva do CEI Mônica Lipski e da Conselheira Maria Joana Zucco.

Acredita-se que o resultado do debate foi muito positivo, pois recebeu-se muitos questionamentos de pessoas que atuam com a população idosa e assim foi possível esclarecer questões e capacitar para a prevenção da violência que atinge as pessoas idosas. Entre os questionamentos enviados, podemos citar: “Quando não se consegue acesso ao disque 100, existe algum outro meio para denunciar casos de negligência? Resposta: No Estatuto do Idoso – Art. 19 – Os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos (...) serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: I – Autoridade policial; II – Ministério Público; III – Conselho Municipal do Idoso; IV – Conselho Estadual do Idoso; V – Conselho Nacional do Idoso; ou ainda Delegacias do Idoso, Defensoria Pública e Disque Direitos Humanos – Disque 100.” (CRAS Celso Ramos).

“Com a realização da webconferência, o CEI-SC acredita ter atingido seu objetivo em mais uma ação no combate a violência contra a pessoa idosa. Registramos aproximadamente 500 participantes e 88 pontos de comunicação, foi uma oportunidade muito gratificante trabalharmos um tema tão significativo ao idoso. Isso só foi possível porque os CRAS, ADrs e Conselhos Municipais entenderam nosso convite e se fizeram presentes. Parabéns a todos. E lembramos mais uma vez que todo tipo de violência contra a pessoa idosa sejam: física, sexual, psicológica, social, econômico-financeira, abandono e negligência devem ser denunciadas, além disso, sugerimos realizar evento em seus municípios como forma de conscientizar a população sobre a existência da violência contra a pessoa idosa e dessa forma coibir a ação do agressor.” , comenta Edléia.

No estado de Santa Catarina no ano de 2016 foram recebidas 1021 denúncias pelo Disque 100, sendo principalmente: negligência, agressão psicológica, abuso financeiro e agressão física., o que demonstra que muito trabalho ainda precisa ser feito para minimizar esse quadro.

Outra vantagem percebida através desse tipo de comunicação é que foi possível atingir grande número de participantes em diversos locais do estado sem o gasto de tempo e recursos financeiros para o deslocamento e assim pretende-se tornar essa prática constante na abordagem de outras temáticas.




Transmissão da Webconferência Sobre Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa






Notícias Anteriores

08/09/17 - ABERTAS AS INSCRIÇÕES XI Encontro Catarinense de Gerontologia e IV Seminário Sobre Envelhecimento e Institucionalização

23/08/17 - ANG SC comemora 28 anos

22/08/17 - Reunião sobre Reativação da Associação de ILPIs – ASSILPIs

28/07/17 - ANG SC têm nova diretoria gestão 2017-2019

14/06/17 - I Semana Catarinense de Prevenção de Quedas em Idosos

08/06/17 - Presidente da ANG SC defende sua tese de doutorado sobre estudo com idosos centenários

07/06/17 - Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina Realiza Webconferência para Debater Violência Contra o Idoso

02/06/17 - Reunião ANG SC: Organização IX Encontro Catarinense de Gerontologia e IV Seminário Sobre Envelhecimento e Institucionalização

27/05/17 - Projeto mobilidade urbana saudável: desafio nas grandes cidades

21/05/17 - I Seminário Internacional de Promoção da Saúde do Idoso

16/05/17 - OIKEMERA Centro Dia é inaugurado em Florianópolis

15/05/17 - Membros da ANG SC realizam capacitação de Conselheiros Municipais do Idoso em Pomerode-SC

17/04/17 - ANG SC participando do Projeto Idoso em Foco

10/04/17 - Entrevista de Maria Joana Zucco, representante da OAB no Conselho Estadual do Idoso, sobre auditoria TCE SC

06/04/17 - Presidente do CEI e Membro diretoria ANGSC participa do Bom Dia SC (RBS TV)


Página: 1 2 3