?> ASSIBGE-SC -

Notícias

III Encontro Regional “Rede Envelhecimento com Dignidade e Direitos”.

01/12/2016



Aconteceu na cidade de Havana, Cuba no período de 21 a 23 de novembro o III Encontro da “Red de Envejecimiento con Dignidad y Derechos”,onde participaram Caritas Perú, Caritas Bolivia, Caritas Cubana, Fundação para o Bem-Estar do Idoso da Arquidiocese do México - FUNBAM, Pastoral Social Arquidiócesis de Panamá, Red Latinoamericana de Gerontología - RLG, Caritas Chile, Pastoral da Pessoa Idosa– Conferência Nacional Bispos e Associação Reciclázaro.

A Rede é um espaço de comunicação constituído formalmente em novembro de 2013 para promover a dignidade e direitos das pessoas idosas, tendo-os como protagonistas, construindo uma sociedade para todas as idades. É o resultado do trabalho de reconhecimento, coordenação, colaboração e ação conjunta através de diversas plataformas de encontros desenvolvidos desde 2004 no âmbito do Programa da Cáritas Regional para Idosos na América Latina e no Caribe (PRAM).

Os principais objetivos deste encontro foram o resgate da memória histórica do PRAM, que, com a cooperação e assessoria de Cáritas da Alemanha e o governo Alemão contribuiu para a criação e fortalecimento das capacidades de trabalho com as pessoas idosas.

Com este encontro também teve o objetivo de favorecer o intercambio de experiências que promovam a participação protagônica  das pessoas idosas. Neste sentido, a Caritas Cubana compartilhou um resumo dos seminários: “Práticas para um Bom Envelhecer”, realizadas em diferentes comunidades do país. Outros participantes da Rede apresentaram suas contribuições neste tema.

A análise de conjunto entre as organizações membros sobre as realidades, desafios e perspectivas como organização regional também foi discutido neste encontro. Ao final, alguns membros da Rede participaram de um intercambio de experiências interinstitucional na temática de cuidados pelas Dioceses de Pinar Del Rio e Cienfuegos.

Para concluir, este terceiro encontro constituiu um ponto de encontro na busca de novas plataformas de trabalho que permitam continuar desenvolvendo a missão para qual foi criada esta Rede Envelhecimento com Dignidade e Direitos. 

Fonte:http://www.reciclazaro.org.br/reciclazaro-no-iii-encontro-regional-rede-envelhecimento-com-dignidade-e-direitos/

 A assistente social da Associação Reciclázaro, vice-presidente da Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina Andréa, Gadiolli Fidêncio Poscai participou do evento e foi entrevistada pelo Jornal da 3ª Idade, segue link da entrevista na integra: http://www.jornal3idade.com.br/?p=11419

 


 

 





Notícias Anteriores

05/04/17 - Auditoria do TCE/SC avalia a assistência ao idoso no Estado

31/03/17 - Aposentadoria: Oficinas do Sesc ajudam a planejar um novo futuro (Notícia DC)

27/03/17 - Associadas da ANG tomam posse no Conselho Municipal do Idoso de São José/SC

07/03/17 - Cidades Catarinenses estão entre as melhores pra se viver depois dos 60 anos

28/02/17 - A Realidade dos idosos que vivem em Santa Catarina, Estado com Maior Expectativa de Vida do País (Jornal Notícias do Dia)

23/02/17 - Vídeo Conheça Associação Catarinense de Cuidador Social

21/02/17 - Novos membros do CEI tomam posse nesta terça-feira

20/02/17 - Curso de Cuidador Gratuito em Florianópolis

17/02/17 - ANG/SC tem sua primeira reunião em 2017

23/12/16 - Boas Festas da ANG SC

01/12/16 - III Encontro Regional “Rede Envelhecimento com Dignidade e Direitos”.

01/11/16 - Convenção Interamericana Sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas

24/10/16 - Atuação do CEI/SC na criação do Fundo Estadual do Idoso de Santa Catarina

19/10/16 - ANG SC e ANG Brasil no “Idoso em Foco”

12/10/16 - Criação da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa


Página: 1 2 3