?> ASSIBGE-SC -

Notícias

Atuação do CEI/SC na criação do Fundo Estadual do Idoso de Santa Catarina

24/10/2016



O Conselho Estadual do Idoso de Santa Catarina (CEI/SC) tem entre suas prioridades de trabalho a luta pela implementação do Fundo Estadual do Idoso, sendo assim a sua atual composição de conselheiros vem discutindo esse assunto durante várias plenárias e reuniões temáticas de suas comissões e grupos de trabalho.

Recentemente, no dia 10 de outubro de 2016 foi realizado um evento no auditório da Unisul, Campus Pedra Branca, Palhoça/SC intitulado: “A importância do Fundo Estadual do Idoso na efetivação dos Direitos dos Idosos em Santa Catarina” que teve como objetivo celebrar o Dia Internacional do Idoso e analisar quais impeditivos não tornaram o Fundo Estadual do Idoso uma realidade, bem como discutir que posicionamentos devam ser adotados pelo Conselho Estadual do Idoso para que a efetividade da lei que institui.

Ainda, no dia 17 de outubro, a Presidente do CEI, Edleia Rosa Schmidt, acompanhada da Conselheira, representante da OAB/SC, Maria Joana Barni Zucco, reuniu-se com o Deputado Gelson Merisio, Presidente da ALESC, com o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Geraldo Althoff, e com o Coordenador Estadual da Política do Idoso de Santa Catarina, José Paulo da Cunha, para discutir sobre a importância do Fundo Estadual do Idoso para o Estado de Santa Catarina.

Logo mais, no dia 27 de outubro de 2016, às 11 horas a Presidente do CEI estará na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) e fará uma breve fala aos senhores deputados sobre a Importância da Instituição do Fundo Estadual do Idoso buscando a sensibilização e mobilização do poder legislativo para colocar o referido Fundo em funcionamento. Esse espaço foi cedido pela Deputada Dirce Heiderscheid que por hora representa a Comissão do Idoso na ALESC.Na ocasião, busca-se a presença dos conselheiros e da população para pressionar o poder público nessa luta tão importante para a população idosa catarinense.

O Fundo Estadual do Idoso se destina a financiar programas e ações voltadas à pessoa idosa, com o objetivo de assegurar os seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Os recursos que o compõe são provenientes de dotações orçamentárias, transferência da União, outros estados ou municípios, doações, contribuições e legados de pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, ou de organismos internacionais, arrecadação com certos tipos de multas, recursos financeiros oriundos de convênios, contratos ou acordos e destinação de parcela do Imposto de Renda de pessoas físicas e/ou jurídicas. A implementação deste Fundo torna-se muito importante pois mais recursos estarão disponíveis para atuação na área do envelhecimento e será possível viabilizar mais políticas públicas para a pessoa idosa no estado de Santa Catarina.




Mesa de abertura do evento: “A importância do Fundo Estadual do Idoso na efetivação dos Direitos dos Idosos em Santa Catarina”






Notícias Anteriores

05/04/17 - Auditoria do TCE/SC avalia a assistência ao idoso no Estado

31/03/17 - Aposentadoria: Oficinas do Sesc ajudam a planejar um novo futuro (Notícia DC)

27/03/17 - Associadas da ANG tomam posse no Conselho Municipal do Idoso de São José/SC

07/03/17 - Cidades Catarinenses estão entre as melhores pra se viver depois dos 60 anos

28/02/17 - A Realidade dos idosos que vivem em Santa Catarina, Estado com Maior Expectativa de Vida do País (Jornal Notícias do Dia)

23/02/17 - Vídeo Conheça Associação Catarinense de Cuidador Social

21/02/17 - Novos membros do CEI tomam posse nesta terça-feira

20/02/17 - Curso de Cuidador Gratuito em Florianópolis

17/02/17 - ANG/SC tem sua primeira reunião em 2017

23/12/16 - Boas Festas da ANG SC

01/12/16 - III Encontro Regional “Rede Envelhecimento com Dignidade e Direitos”.

01/11/16 - Convenção Interamericana Sobre a Proteção dos Direitos Humanos das Pessoas Idosas

24/10/16 - Atuação do CEI/SC na criação do Fundo Estadual do Idoso de Santa Catarina

19/10/16 - ANG SC e ANG Brasil no “Idoso em Foco”

12/10/16 - Criação da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa


Página: 1 2 3