?> ASSIBGE-SC -

Notícias

VIII Encontro Catarinense de Gerontologia alcança seus objetivos com grande público participante

03/10/2016



A Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG/SC) gostaria de agradecer a todos os participantes do VIII Encontro Catarinense de Gerontologia e VII Jornada Catarinense de Geriatria e Gerontologia pela presença.

Estiveram presentes cerca de 250 participantes, dentre palestrantes, acadêmicos e profissionais da área da geriatria e gerontologia. O evento contemplou um público amplo pela parceria realizada com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e por ter sido localizado na Universidade da Região de Joinville. Essa parceria com a SBGG foi algo inédito no Brasil, pois foi a primeira vez que as duas associações realizam um evento em conjunto, o que foi uma experiência muito positiva que tem grandes chances de continuar. Em relação ao evento ter sido realizado na cidade de Joinville foi bastante interessante, pois contemplou uma das propostas da ANG que é a interiorização pelo estado com a divulgação do trabalho e o incentivo a novos profissionais a se juntarem aos propósitos da associação.

Os participantes puderam prestigiar vários palestrantes renomados com grande experiência nos assuntos abordados, destacamos a presença da Profa. Dra. Ana Amélia Camarano que é uma das grandes pesquisadoras na área do envelhecimento no Brasil. Ela foi responsável pela primeira pesquisa a nível nacional que realizou o Censo das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) no Brasil. No evento ela realizou a Conferência de abertura abordando a Política de Cuidados para a população idosa no Brasil enfatizando as suas necessidades, contradições e resistências. Outro palestrante conhecido nacionalmente foi o Prof. Dr. Toshio Chiba que além de ministrar mini-curso proferiu a Conferência de Encerramento abordando a visão do geriatra dentro dos Cuidados paliativos do Idoso.

Além disso, o evento contemplou a atuação multiprofissional em Instituições de longa permanência para idosos, princípios e conceitos, avaliação, cuidados de enfermagem em paliação, estratégias de comunicação, espiritualidade, família, atuação psicoterápica, alimentação artificial, diretivas antecipadas da vontade (Testamento Vital), assistência domiciliar, pesquisa e atuação multiprofissional e manejo da dor em cuidados paliativos.

A sessão científica do evento contou com a apresentação de 47 trabalhos de autores de diversas localidades que expuseram suas pesquisas e relatos de experiências profissionais englobando vários temas da geriatria e gerontologia.

Acreditamos que as atividades propostas durante o evento alcançaram os objetivos possibilitando debate, reflexões e aprendizados. Pois através da capacitação torna-se possível exercer um atuação mais qualificada dentro da temática da institucionalização e da multidimensionalidade dos cuidados paliativos. ESPERAMOS POR VOCÊS NOVAMENTE NO IX ENCONTRO EM 2017!

Grande Abraço




Participantes do VIII Encontro Catarinense de Gerontologia e VII Jornada Catarinense de Geriatria e Gerontologia






Notícias Anteriores

03/10/16 - VIII Encontro Catarinense de Gerontologia alcança seus objetivos com grande público participante

21/09/16 - Palestrantes renomados

12/08/16 - ANG-SC na I Jornada de Capacitação em Relações Intergeracionais

12/07/16 - Eleições ANG Brasil

04/07/16 - Prestigiando evento de entidades parceiras - ANG SC no XX Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia

25/04/16 - 45% das pessoas que moram sozinhas em SC são idosas relata matéria do Jornal Diário Catarinense


Página: 1 2 3